sábado, 7 de junho de 2008

OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM CURRICULUM: DICAS IMPORTANTES PARA NÃO ERRAR

*OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM CURRICULUM: DICAS IMPORTANTES PARA NÃO ERRAR*
*POR FLÁVIO FREITAS*


Atuando há 10 anos na área de Recursos Humanos, em meus cursos e palestras
as pessoas sempre perguntam: De que forma posso tornar o meu curriculum
atraente? O que fará o selecionador olhar prioritariamente o meu e não o do
outro? A fim de acabar com estas e tantas outras dúvidas, criei um roteiro
básico para orientar o candidato na elaboração de um bom currículum e
resolvi chamá-lo de "Os 10 mandamentos de um bom curriculum".

*1º. MANDAMENTO - ESTILO DE FONTE*: procure sempre usar as fontes Tahoma* *ou
Verdana, que são mais "clean". Nunca utilize fontes rebuscadas. Quase sempre
o selecionador não tem tempo de "decifrar" essas letras e acaba colocando o
seu curriculum de lado.

*2º. MANDAMENTO - UMA PÁGINA: *não importa se você tem 20 anos de
experiência, todo o texto importante deverá ser adequado a uma página. Os
selecionadores não querem perder tempo para ler as duas páginas na hora da
seleção.

*3º. MANDAMENTO - SCRIPT PROFISSIONAL:* antes de iniciar a confecção do seu

curriculum, faça uma lista detalhada desde o seu primeiro emprego. Descreva,
detalhadamente, tudo aquilo que fez e quais foram as suas principais
realizações em cada emprego. Isto ajudará na escolha dos pontos mais
relevantes, evitando repetições e informações desnecessárias.

*4º. MANDAMENTO - PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS:* na hora de escrever
sobre a sua proficiência seja claro e adote a seguinte escala de
conhecimento: lê bem, escreve bem, fala bem, fluente. É muito desagradável o
entrevistador iniciar uma entrevista na segunda língua e você não conseguir
responder à terceira ou à quarta pergunta. Somente é fluente em uma segunda
língua quem lê, fala e escreve bem este idioma.

*5º. MANDAMENTO - CUIDADO COM A REPETIÇÃO: *leia e releia o seu curriculum
diversas vezes. Tenha o bom senso de não repetir a mesma informação, duas ou
três vezes, escrita com outras palavras.

*6º. MANDAMENTO - CONHECIMENTO TÉCNICO E CONHECIMENTO GERENCIAL*: observe o
cargo para o qual você está se candidatando. Perceba o que é importante
destacar. Às vezes, para cargos de chefia, por exemplo, é importante colocar
as suas habilidades humanas no gerenciamento e solução de conflitos.

*7º. MANDAMENTO - ATENÇÃO PARA TELEFONES E CELULARES:* cuidado com os
números de telefone que você colocará à disposição do selecionador.
Geralmente, ele não tentará contatá-lo pela segunda vez, se não conseguir na
primeira. Não deixe crianças atenderem o seu telefone em casa e conscientize

a sua família da importância do bom atendimento telefônico. Qualquer recado
deve ser anotado de forma clara: quem ligou, de qual empresa, qual o recado
e qual o número de telefone para retorno. Pense que em grandes organizações
será difícil localizar uma pessoa somente pelo primeiro nome.

*8º. MANDAMENTO - SAIBA CLARAMENTE O QUE VOCÊ ESCREVEU NO SEU
CURRICULUM: *tenha
certeza absoluta que você sabe, de cor e salteado, todas as realizações que
escreveu no seu curriculum. Normalmente, o entrevistador consegue perceber
quando você colocou informações que não são verdadeiras, principalmente se
você gaguejar sobre elas ou começar a suar frio durante a entrevista.

*9º. MANDAMENTO - FONTES DE REFERÊNCIA:* cheque pessoalmente todas as fontes
de referência que você colocará no seu curriculum. Nunca coloque o nome de
alguém com quem não tenha mais contato ou se for um chefe antigo. Avise as
pessoas de que deixou o seu nome à disposição para referências. É muito
desagradável para o selecionador ouvir a seguinte pergunta: Fulano de onde
mesmo?

*10º. MANDAMENTO - NÃO MINTA:* este é um simples e definitivo mandamento.
Nunca minta sobre as realizações que nunca alcançou, lugares que nunca
esteve e projetos que nunca fez. Em algum momento do processo seletivo o
tiro pode sair pela culatra.

Procurar emprego sempre é um processo difícil, mas lembre-se: Curriculum é o
seu Portfólio de Venda. Você só será um profissional de destaque se
conseguir comunicar através desta página o diferencial de liderança que
existe em você. Boa Sorte!

Nenhum comentário: