segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Biblioteconomia: uma profissão que se fundamenta na informação

Fonte: http://www.rio.rj.gov.br

Na era da informação e do conhecimento, percorrer as estantes de uma biblioteca, revela a interação e a cumplicidade entre autor e leitor. A biblioteca revela um mundo de descobertas. É assim que o profissional da informação interage com o seu público. Um mediador entre as várias formar de tratar, preservar e difundir a informação, o conhecimento . O papel do bibliotecário é primordial nesse século. Para falar um pouco disso, convidamos Ruth Pontes, Coordenadora da Rede de Bibliotecas, da Coordenadoria de Documentação e Informação Cultural da Secretaria Municipal das Culturas. Com uma trajetória profissional na área pública, a bibliotecária possui uma rica experiência em uma área cada vez mais importante no mundo do conhecimento.
O que um jovem que queira ingressar na faculdade de Biblioteconomia precisa?
Ao ouvirmos “ faculdade de Biblioteconomia” pensamos logo em alguém que goste de ler, mas fundamentalmente tem gostar de informar, esclarecer, indicar e orientar qualquer pessoa que procure ou necessite de informação.
Quais os primeiros desafios que são enfrentados logo no princípio dos estudos até o ingresso no mercado de trabalho?
São os conceitos teóricos-administrativos que o trabalho impõe. São as regras para catalogação e classificação que na sua maioria serão vivenciadas no período de estágio.
Como está a necessidade do mercado para os novos bibliotecários?
Estamos vivendo um momento de grande busca pelo profissional da informação, aquele que saiba associar todas as ferramentas , antigas e atuais, saiba utilizar a biblioteca convencional e a virtual. É um excelente momento para este profissional e estão ocorrendo vários concursos na área pública e privada.
Quanto à formação acadêmica. O que há de novo nas universidades que contribua para a formação dos novos bibliotecários?
As noções de utilização das novas ferramentas para chegar às informações com precisão e rapidez, conhecimento da era digital e de disciplinas como “ elementos e análise de sistema de computação” e “rede de informação digital”.
Qual a maior satisfação do exercício desta profissão?
A satisfação plena do usuário ao ver-se atendido em suas buscas de informação.
Como é o dia-a-dia de um bibliotecário?
É trabalhoso e rico, contatos com diversos tipos de instituições para intercâmbio de conhecimento e de atividades culturais, com editoras para seleções de aquisição de acervo, catalogação, classificação, preparação do livro e toda a rotina de atendimento ao público e contato com as comunidades.
Quais as privações pessoais que a profissão causa?
Não diria privação, mas insatisfação, quando o local de trabalho não permite proporcionar o real atendimento ao usuário.
Quanto um bibliotecário ganha em média?
Na área pública – inicial de R$ 1.150,00Na área privada – inicial de R$ 2.000,00Com carga horária de 40 horas semanais.
Para os jovens que ainda não decidiram que carreira seguir, o que você recomenda para o caso da Biblioteconomia ser uma das opções a ser escolhida? O que pode ajudar o jovem na escolha?
O jovem que apresentar o perfil criativo, inovador, de liderança , comunicativo está apto a ser um excelente bibliotecário.
Informação faz parte da vida, e deve ser ordenada e organizada para garantir sucesso nas ações. A palavra de ordem mundial vigente é informação. Sem informação o mundo pára. Sem informação não fazemos perguntas . Sem informação não obtemos respostas.

Nenhum comentário: