Melhorar e aumentar os conhecimentos é muito importante para qualquer profissional. O exercício mental e a constante atualização é fundamental para que o profissional sempre esteja bem posicionado no mercado. Porém, muitos do que se preocupam demais com o intelecto deixam de lado a imagem pessoal. Acabam esquecendo um importante fator para quem está querendo progressão na carreira.
Ainda digo mais: em certos casos, a imagem pesa mais que a inteligência, pelo menos a curto prazo. Já diz a frase, “uma imagem vale mais que mil palavras”. Pode reparar: quando uma pessoa muito bonita chega num ambiente de trabalho, sua beleza abre várias portas. E se ainda for uma daquelas empresas que sempre exigia (não mais agora por causa da lei) que seus candidatos a emprego tivessem a chamada “boa aparência”, então tudo será facilitado para ela. Se tiver o nível de conhecimento exigido para o cargo, a ascensão é praticamente garantida. Contudo, mesmo se não for tão inteligente mas tiver simpatia e habilidade política, ainda sim consegue se manter bem colocada nesse tipo de organização que supervaloriza a beleza.
A questão é que o gestor deve sim cuidar da sua imagem pessoal. Ela ajuda a compor o porte de um profissional confiável e seguro, assim ganhando pontos perante os superiores quando do momento da escolha de alguém para assumir algo importante. Algumas dicas:
Asseio básico sempre em dia: Cabelo cortado, unhas aparadas, dentes limpos (não esquecendo da qualidade do hálito), barba feita para os homens e maquiagem discreta para as mulheres;
Roupas adequadas: Usar o que for mais condizente com o ambiente onde se trabalha. Se informal, roupas básicas. Se formal, camisa de botão e sapato (homens) ou terninho e salto médio (mulheres);
Porte: Educação e bons modos perante os colegas, cumprimentando-os cordialmente, mesmo se não existir amizade entre ambos. Sem arrotar, sem tirar meleca do nariz, sem bocejar alto e sem falar palavrões.
Imagem não é tudo, mas pode ser 90% no momento de uma contratação ou promoção. Uma imagem pessoal bem trabalhada complementa a competência do profissional, assim como um belo rótulo promove um bom conteúdo. Tomando isso como base, o gestor deve se tratar como um produto: ele pode até ter um conteúdo que atenda às expectativas do consumidor, que, nesse caso, são os superiores, mas se não fizer sua divulgação, ou seja, não tiver a imagem adequada, pode ficar no esquecimento.
______________________
Mensagem publicada no blog administrando.wordpress.com em 04/06/2008
Um comentário:
Gabriel disse tudo com esse post, com certeza as empresas dão muito valor a aparência, e também para o profissional se portar e se impor no mercado de trabalho é importante tranmitir sua competencia e comprometimento atraves do seu cartão de visitas, ou seja, ele proprio
Parabens Fernanda
Postar um comentário